x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 681

Comércio entre empresas sob regime de tributação diferentes

LEONARDO GASPARINI

Leonardo Gasparini

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 15:15

Caros colegas,

A cada dia, novos aprendizados. Mais dúvidas...
Quais as diferenças, referentes à tributação, quando há o comércio entre empresas sob regime de tributação diferente?
Por exemplo:
1) Empresa do SIMPLES e compra de uma indústria Lucro Presumido de outro Estado
2) SIMPLES x SIMPLES
3) SIMPLES x Lucro Real

Não sei se me fiz entender.
Agradeço a colaboração.

Douglas Adolpho

Douglas Adolpho

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 08:06

Bom dia Leonardo,

Os procedimentos,

1. as empresas simples nacionais pagam o impostos normalmente sobre as vendas e não tem direito a se CREDITAR de ICMS
2. Quando as empresas simples nacionais efetuam uma venda elas podem transferir um crédito de ICMS para o destinatário respeitando a tabela do Simples Nacional.

OBS: Quando uma empresa simples nacional compra uma mercadoria de fora do estado de uma empresa Lucro Presumido, arbitrado, real, ela precisa fazer o ajuste do IVA para apurar a antecipação tributária. Se a mesma empresa comprar a mesma mercadoria de uma empresa Simples Nacional, ela poderá calcular a antecipação tributária pelo IVA Original.

Caso não tenha me interpretado bem, refaça a pergunta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade