x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.079

Fiscais da Receita Federal em greve.Ajudem-me

Sonia Melca

Sonia Melca

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a)
há 17 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 21:50

Fui à Receita Federal hoje para tirar dúvidas e os fiscais estão em greve. Pergunto: Meu marido é meu dependente. Recebeu indenização trabalhista por periculosidade em nov/2007. Simulei a declaração completa, em conjunto, colocando como Rendimentos tributáveis o que meu marido recebeu líquido. Lancei o valor do INSS E DO IRF também no campo Rend. Tributaveis do dependente, porém o resultado, o imposto a restituir, foi baixíssimo. Posso lançar meu marido como meu dependente, e ao mesmo tempo ele fazer sua declaração simplificada e em separado?? Ou isso é incoerente?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 23:41

Boa noite Sonia,

Ratificando a resposta dada a seu questionamento postado aqui nada a impede de colocar seu marido como seu dependente.

No entanto, os rendimentos dele (quaisquer que sejam) devem ser também informados em sua DIRPF.

Não há como você incluí-lo em sua DIRPF e ao mesmo tempo ele apresentar sua própria DIRPF. Há aí a duplicidade de benefícios terminantemente proibida em lei. Vale dizer que mesmo que o aplicativo de entrega aceite ambas DIRPFs, (o que é improvável) certamente vocês ficarão em malha fina e serão notificados.

Neste caso, como a Receita autua visando a maior arrecadação, ao invés de exigir que você o exclua como dependente na sua DIRPF, irá exigir que você inclua os rendimentos dele, o que ficará bem mais oneroso.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade