x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.630

De Presumido para Simples com alteração no CNAE

Felipe Heine

Felipe Heine

Bronze DIVISÃO 2
há 10 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 16:48

Olá meus caros!! Gostaria de saber o que vocês acham sobre o assunto que irei abordar.
Trabalho em uma empresa que elabora cálculos para defender empresas em processos trabalhistas. Fazemos cálculos tanto para execução quanto para impugnação à cálculos periciais.
Essa empresa está enquadrada no lucro presumido e com o CNAE: 70.20-4-00 (Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica) que é impedido o ingresso pelo simples, que mesmo com o novo Anexo VI, não ficaria vantajoso.
Logo, busquei pelo CNPJ de empresas que atuam na mesma área para saber quais eram os CNAEs utilizados. Acabei encontrando uma que usava este: 82.11-3-00 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo. Esta empresa está enquadrada no Anexo III do simples desde 2009.
O que vocês acham? Posso alterar o CNAE e enquadrar a empresa no simples? Isto está certo e é lícito? A receita não vai desconfiar a mudança de uma hora pra outra? E outra informação importante, esta empresa que encontrei o CNAE 82.11-3-00 além de fazer cálculos diretamente para empresa, também faz cálculos como perito contábil das Varas Trabalhistas, está certo?
Grato.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 21:10

Boa noite Felipe.

Não está certo e não é permitido as empresas explorarem atividades não inclusas no Contrato Social.

Exercer atividades não expressamente permitidas no contrato social pode (sim) lhe trazer sérios problemas, principalmente se a função desta empresa é (entre outras) a de elaborar cálculos para impugnação a cálculos periciais. Neste termos a resposta par o questionamento abaixo

O que vocês acham? Posso alterar o CNAE e enquadrar a empresa no simples? Isto está certo e é lícito?

Poder você pode, nada o impedirá. Mas não deve, não está certo e nem é lícito.

...

Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 21:46

Felipe,

tem uma passagem na bíblia que que pode te abrir um caminho, basta saber se vc quer seguir.

" Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisa me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma"
1 Coríntios 6:12

Att.

Raul Giraldini
contabilidaderr@terra.com.br
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
Felipe Heine

Felipe Heine

Bronze DIVISÃO 2
há 10 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 09:56

Obrigado pela respostas Saulo e Raul.
Mas o perito que está usando aquele CNAE está desde 2009 e nunca deu problema pelo jeito, visto que ele elabora vários cálculos mensalmente.
Ele deu sorte todo esse tempo? Se a Receita descobrir ele estará em apuros?

Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 13:43

Caro Felipe,

Vou te dar um exemplo besta, mas serve como exemplo.

Vc pega uma rodovia onde vc sabe que a velocidade máxima é 110 Km, e vc anda nela a 150Km. Essa rodovia tem radar, e qdo vc chega perto do radar vc diminui na velocidade normal certa de 110Km.
Deu algum problema pra vc fazer dessa maneira, não pois vc sabe onde pode te causar problema então naquele ponto vc anda no limite.

E isso pode durar anos e anos, e sim com certeza vc pode ter a sorte de nunca ser pego pelo radar.

Mas um dia pode aparecer outro radar de surpresa e te pegar, ou por motivo de outro automóvel na pista vc queira ultrapassar e putz...agora foi o radar..... E vai uma multa aqui outra ali.......

Multa são pagáveis, problemas são resolvidos, e depois tudo se esquece, dá uma olhada no mensalão hoje...quem se lembra de alguma coisa.......os deletores estão pagando suas multas e penas e o caminho vai andando.

Como te disse acima vai de vc escolher o que fazer...........só pra te dar uma idéia, qdo tiver que copiar alguma coisa de algum lugar ou de alguém ou até mesmo se espelhar em pessoas para crescer........dê a preferência para as purezas internas e as coisas certas e não julgue pela capa do livro.

Histórias como a do patinho feio, da árvore Ipê servem de exemplo.

Boa sorte na sua jornada, e que Deus ilumine a sua decisão.

Att.

Raul Giraldini
contabilidaderr@terra.com.br
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: