Alex Braga
Iniciante DIVISÃO 2 , Fotógrafo(a)Olá, tudo bem?
Fiz meu registro como MEI recentemente e tenho uma dúvida referente ao preenchimento do relatório mensal: trabalho como fotógrafo e a maioria dos pagamentos que recebo pelos meus serviços são parcelados. Ao preencher o relatório mensal, devo considerar o valor das parcelas que entraram naquele mês ou o mesmo deve ser preenchido com o valor total dos serviços no mês em que as vendas foram efetivadas, desconsiderando as parcelas mensais? Ex.: fechei uma venda de R$1.000,00 que parcelei em 2x para o cliente. No relatório eu devo colocar R$500,00 em um mês e R$500,00 no relatório do mês subsequente ou preencho o valor total de R$1.000,00 referente ao mês do fechamento independentemente do parcelamento?
Outra dúvida que tenho se refere aos custos provenientes da empresa. Quando devo anexar obrigatoriamente no relatório as notas de produtos e serviços adquiridos e quando estou dispensado disso? Ouvi dizer que despesas relacionadas à produção [como a compra de um equipamento] não precisam ser informadas no relatório, então fiquei na dúvida sobre quando preciso informar ou não. Como faço, por exemplo, para o caso de mensalidades de softwares que pago como pessoa física, mas que utilizo em função das minhas atividades como fotógrafo, sendo este um custo fixo diretamente da empresa?
Não sei se fui claro na elaboração das perguntas. Peço desculpas pela extensão das dúvidas, mas preferi colocar tudo aqui de uma vez a ter que postar várias vezes.
Obrigado!