x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 899

Erro na Digitação IRPF

JOSE ELCIO MACHADO

Jose Elcio Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 08:23

Bom dia, estou com uma duvida que e não estou conseguindo entrar em contato com a Receita sobre este assunto:

Meu cliente quando começou a declarar o imposto em 2001 teve a compra de um imovel no valor de R$ 60.800,00 só que a declaração foi feita com erro e saiu com o valor de R$ 608.00 e desde o ano de 2001 ate agora estava sendo feita com esse valor mas o correto, inclusive com a escritura no valor, é de R$ 60.800,00 portanto minha duvida e a seguinte!

Como faço para poder acertar isso agora?

Eu posso simplesmente fazer uma anotação no relatorio do bem e dizer que havia sido um erro de digitação ou tenho que fazer retificação desde que ele começou a declarar?

Pois se eu tiver de fazer as retificações ele não tem todas as declarações, já que nunca fez com apenas um contador!?

Obrigado pela atenção

Elcio

@Oculto

O cérebro é um orgão maravilhoso. Começa a trabalhar logo que acordamos e só pára quando chegamos ao escritório. José Liberado
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 14:45

Boa tarde José,

Uma vez havido o erro de digitação, a evolução patrimonial da DIRPF de 2001, e das subsequentes, acusarão um aumento de pelo menos R$ 60.192,00

Aumento este que se refletirá até a DIRPF última (2007/2006), e que juntamente com a escritura no valor original, farão prova de que a "diminuição" do valor, deve-se a simples erro de digitação.

Se isto ocorreu, nos campos "Situação em 31/12/2006" e "Situação em 31/12/2007" informe o valor de R$ 60.800,00

Se acaso o contribuinte for chamado para justificar a diferença, já terá em mãos as provas de que tudo não passou de simples erro de digitação.

Se não houve o citado aumento ou se este foi absorvido em períodos posteriores ao de 2001, é aconselhável que refaça pelo menos as DIRPFs dos últimos cinco anos.

...

JOSE ELCIO MACHADO

Jose Elcio Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 14:49

Obrigado Saulo, mas acho que terei de fazer as retificaçãos mesmo assim.

Por decisão do proprio cliente.

Fico muito agradecido por ter me resposndido.

Elcio

O cérebro é um orgão maravilhoso. Começa a trabalhar logo que acordamos e só pára quando chegamos ao escritório. José Liberado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade