x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 889

IR pago a maior no Aluguel do Imovel

Marilia Dias de Souza

Marilia Dias de Souza

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 09:44

Bom Dia,

Paguei o IR de aluguel a maior, porém estou saindo do imóvel (PJ p/ PF), e gostaria de recuperar o valor que paguei a maior. Como faço?

Há a possibilidade de solicitar ao proprietário que devolva este valor e restitua no IR PF dele? Caso ele não aceite esta proposta, se possível, qual a melhor forma?

Obrigada

Marilia

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 11:18

Bom dia Marilia

Paguei o IR de aluguel a maior, porém estou saindo do imóvel (PJ p/ PF), e gostaria de recuperar o valor que paguei a maior. Como faço?
Há a possibilidade de solicitar ao proprietário que devolva este valor e restitua no IR PF dele? Caso ele não aceite esta proposta, se possível, qual a melhor forma?

Receio não ter entendido, como deveria, seu questionamento.

Se você está saindo do imóvel, posso deduzir que você (Pessoa Jurídica) está desocupando o imóvel da Pessoa Física, estou certo?

Se assim é, você não pode afirmar que pagou o imposto de renda sobre o aluguel. Na verdade (neste caso) você apenas é a responsável pela retenção e pagamento, mas quem na realidade pagou foi a pessoa física (locador) pois você descontou dele o imposto retido. Se foi descontado/retido a maior ele recebeu a menor.

Neste caso, se na realidade quem pagou o imposto a maior foi ele, porque dele foi descontado, por que acha que ele deve devolver a parte paga a maior?

Se não entendi seu questionamento como deveria tê-lo feito, por favor me corrija.

...

Marilia Dias de Souza

Marilia Dias de Souza

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 11:47

Olá Saulo,

Talvez não tenha explicado direito...
Isso mesmo, estou (PJ) desocupando o imóvel da PF... O valor do aluguel, foi pago corretamente ao proprietário (PF), porém o IR, deveria ser de R$ 30,00, e foi pago pela PJ (retenção) o vlor. de R$ 2.000,00 aproximadamente. Como faço para recuperar a diferença?

Desde já agradeço!

Marilia

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 13:21

Boa tarde Marilia,

Na realidade, para todos os efeitos, você é/foi apenas a responsável pelo recolhimento/pagamento deste imposto. Quem irá se creditar dele é o locador pessoa física.

Tente convencê-lo a lhe devolver o valor pago a maior, pois ele se creditará do valor integral. Entretanto ele só usufruirá deste crédito em Abril de 2015 quando da transmissão da Declaração do Imposto de Renda, e pode (muito bem) se negar a devolver-lhe agora e lhe devolver apenas após o aproveitamento do crédito.

É uma questão de bom senso e consideração. Quero crer que ele não se negará a lhe devolver agora.

Não há outra maneira de reaver o valor pago a maior que não a indicada acima.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.