x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.422

PLANO DE SAUDE E RESSARCIMENTO

JULIANO ALVES PEREIRA

Juliano Alves Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 20:00

Caros colegas, estou fazendo a DIR 2008 de um cliente, onde o mesmo me apresentou um informe da FORLUZ, que contém os seguintes dizeres referente às despesas médicas.
Valor Gasto - 100 Valor Coberto - 80 Valor Ressarcido a Forluz - 20.
Na pergunta abaixo retirada da Receita Federal me gerou uma dúvida, devo lançar o valor gasto ou somente o valor ressarcido?
DESPESAS MÉDICAS - REEMBOLSO
351 - Como informar na declaração de rendimentos as despesas médicas pagas pelo contribuinte,
mas reembolsadas pelo empregador ou empresa de seguro-saúde?
Se o reembolso for parcial, o valor a ser lançado como despesa médica é a diferença entre o valor gasto e o
reembolsado. Na Relação de Pagamentos e Doações Efetuados da declaração deve sempre ser informado o
valor total da despesa paga.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 21:08

Boa noite Juliano,

A resposta é justamente a que citou acima.

No campo "Valor Pago" você deve informar o valor efetivamente gasto pelo empregado (R$ 100,00), e no campo "Parcela não dedutível/Valor Reembolsado" informe o valor reembolsado (ressarcido) à empresa, ou seja, os R$ 20,00

Vale dizer que o gasto com despesas médicas efetuado pelo contribuinte foi de R$ 80,00 ou (100,00 - 20,00)

...

JULIANO ALVES PEREIRA

Juliano Alves Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 21:27

Saulo,

Obrigado pelo resposta, mais ainda resta uma dúvida:
O funcionário pagou 100,00 o plano de saude cobre 80,00 ele teve que reembolsar para a empresa (FORLUZ) R$ 20,00.
A despesa do mesmo não seria somente R$ 20,00? uma vez que o plano de saúde cobriu os R$ 80,00?
Obrigado de novo pela ajuda!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 23:18

Boa noite Juliano,

Se analisado por este prisma, você tem razão. No entanto, com base em casos parecidos, eu conclui:

100,00 = Total Gasto
20,00 = Valor ressarcido a Forluz
80,00 = Despesa do funcionário.

Vale dizer que a despesa total foi de R$ 100,00 pagos pela empresa que recebeu (foi ressarcida) de 20,00. Logo a despesa descontada no funcionário foi de 80,00

Com vistas ao entendimento correto, cabe consulta a empresa ou até mesmo ao funcionário.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade