Levy Lozano Campos
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOlá colegas.
Estou fazendo uma declaração de um cliente e surgiu uma situação em que eu não havia deparado ainda.
A sogra de meu cliente morreu em Fev/2008 e ela tem 01 filha e 01 filho deixando para eles os seguintes bens: 01 banca de jornal e 02 casas, só que a banca constava na Decl. da falecida no valor de R$ 15.000,00 e foi passada para a filha que é esposa de meu cliente na prefeitura em Mar/2008, e a mesma vendeu a banca em Dez/2008 por R$ 100.000,00. As duas casas estão no formal de partilha no inventário que ainda não terminou. Perguntas com dúvidas.
1º) Deverá ser feita uma declaração no nome da falecida doando a banca para filha mesmo morta? E nesta doação pode ser mudado o valor de 15mil para 100mil a título de atualização patrimonial para que na venda não haja ganho de capital?
2º) Ou por ser doação ou herança poder ser atualizado sem que haja ganho de capital?
3º) Devo já fazer uma declaração de espólio inicial ou só quando terminar o inventário?
4º) Nesta situação qual é mais viável, fazer uma declaração só colocando a esposa como dependente ou fazer as declarações em separado?
Fico no aguardo da ajuda de vocês. Um abraço a todos.