Juliê de Cássia Bordinhão Arantes
Bronze DIVISÃO 5Prezados;
Tenho uma dúvida que tá me tirando o sono e estou pesquisando alguns tópicos, mas ainda não consegui chegar numa conclusão.
Meu chefe é medico (PJ) e prestamos serviços de saúde para vários Tomadores (Clinicas e Hospitais).
Conforme a legislação é sabido que para o faturamentos acima de 5 mil, além dos 1,5% de IR retém-se mais os 4,65%, de Pis/Cofins e CSLL, até aí tudo bem.
Mas agora comecei a emitir Notas a baixo de 5 mil e acima de 5 mil para Tomadores diferentes e as vezes para o mesmo Tomador, varias vezes dentro do mesmo mês e aí que estou um pouco confusa.
Um exemplo ocorrido no mês de Novembro:
Em 19/11/14 emiti uma nota para o Tomador A de 8.745,00, e descontei os 6,15% ( 1,5 de IR+4,65 da Pis/cofins/csll)
Logo dois dias depois em 21/11/14, precisei emitir outra nota fiscal para o mesmo Tomador A, só que de um valor bem menor, ou seja de 1235,00.
Agora vem a questão, qual tratamento devo dar para os 6,15% uma vez que ja recolhi os 6,15% sobre a 1ª nota?
O nosso escritório orientou a emitir essa 2ª nota aplicando a retenção SOMENTE dos 1,5% uma vez que os 4,65% ja foi aplicado sobre a 1ª Nota que ultrapassou os 5 mil. No entanto pesquisei com outros colegas que diz entender do assunto e me falou que o escritorio ta me orientando errado, que se tratando do mesmo Tomador, já que a 1ª nota emitida ja ultrapassou os 5 mil, que todas as demais notas que eu vier emitir dentro do mesmo mês para esse mesmo Tomador, seja elas de qualquer valor por menor que seja, 200,00 ou 300,00 ou 1000,00 ou 1500,00, todas essas deverá ser retido os 6,15%. ESTÁ CORRETO? É ISSO MESMO?
Pois o § 4º do Artigo 31 diz "Ocorrendo mais de um pagamento no mesmo mês à mesma pessoa jurídica, deverá ser efetuada a soma de todos os valores pagos no mês para efeito de cálculo do limite de retenção..."
Fiquei um tanto confusa na interpretação desse trecho "para o efeito de calculo do limite de retenção"...como fica o meu caso, ja que de cara na 1ª nota ultrapassou os 5 mil,
DEVIDO A 1ª NOTA Já "ESTOURAR O TETO", Continuo retendo os 4 impostos 1,5% + 4,65% nas demais notas dentro do mês para esse mesmo Tomador???
Aguardo um retorno e desde já muitissimo Obrigada.