x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 2.417

anisa - lei 13.043

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 15:10

Olá Sthéfany Moura de Noronha . Acho que esta lei não está valendo hein!? Fiz uma renovação por esses dias, pois, AFE de uma DROGARIA venceu e ela ficou irregular perante a Anvisa. Tive que fazer uma nova concessão. Pelo que me parece o que não precisa mais, é ter um FARMACÊUTICO CURSO SUPERIOR em tempo integral nas farmácia e sim uma técnico em farmácia.

Sthéfany Moura de Noronha

Sthéfany Moura de Noronha

Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 15:18

Da uma olhada nisto!!

NOVA LEI 13.043/2014 EXTINGUE A OBRIGAÇÃO DA RENOVAÇÃO DA AFE/AE

Data da publicação: 18/11/2014
Na última sexta-feira (14) foi publicada Lei federal que extingue a exigência de renovação da AFE e da AE.

A Lei de número 13.043, no artigo 99, trouxe nova disposição sobre as Autorizações de Funcionamento da ANVISA para farmácias e drogarias. Agora, as empresas serão obrigadas a realizar uma inscrição inicial sem a necessidade de renovações anuais.

Com isso, as farmácias e drogarias que eram obrigadas a solicitar, além da licença local, a autorização para o órgão de vigilância federal, deixarão de recolher a taxa de fiscalização anual.

Mas atenção: ficam mantidas as obrigações previstas em caso de alterações, como por exemplo, mudança de responsável legal, endereço ou atividades do estabelecimento.

Importante destacar que em razão da referida Lei, a ANVISA deverá emitir uma nova regulamentação (RDC) sobre o tema, orientando os procedimentos para as empresas.

Eu entrei em contato com a anvisa e me disseram que não seria mais necessario fazer estas renovações e que tbm ja retiraram do sistema o topico de renovação de afe/ ae. Fui tentar realizar um peticionamento hoje e realmente ja tiraram do sistema!

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

há 10 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 15:24

Hum! Interessante. Acabei de entrar no Peticionamento Eletrônico e realmente não tem mais a opção Renovação de AFE. Pelo que entendi a renovação não terá, mais, terá que pedir a AFE Inicial. Se for ver ficou na mesma. hauhaua!

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

há 10 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 15:35

Sim vendo por esse lado. Mas em se tratando da Anvisa é meio complicado. Quando a gente pucha a Autorização de Funcionamento Anvisa lá consta a data de vencimento, pela lógica essa data não poderia mais ter se não irá ter renovação anual não concorda?

Thalita Alves

Thalita Alves

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 12:30

Bom dia!

Alguém tem novas informações a respeito da renovação AFE/AE da Anvisa? Será que existirá algum tipo de certidão que comprove a regularidade da empresa?

Antes, também era feito anualmente (até final de abril) o enquadramento de ME/EPP, isto foi alterado ou permanece?

Entrei hoje no site da Anvisa e no passo-a-passo ainda tem o procedimento de renovação.

Obrigada.
Thalita

"Com talento ordinário e perseverança extraordinária, todas as coisas são possíveis"
(Thomas Foxweel Buxton)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade