Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 949

MEI e Abertura de uma Segunda Empresa

Ilza Maria de Sena Fernandes Nunes

Ilza Maria de Sena Fernandes Nunes

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Sábado | 27 dezembro 2014 | 21:02

boa noite,

gostaria de saber, por favor, uma seguinte dúvida: legalizei minha empresa como mei em fevereiro por exemplo, e 5 meses depois, em julho, tive a oportunidade de abrir uma segunda empresa, sendo eu a titular. sei que quando legalizar a segunda empresa, a primeira não terá mais tratamento diferenciado, como mei, e nisso, a primeira empresa terá que pagar a alíquota normal do simples já em julho? as duas empresas podem ser enquadradas no simples???

grata, ilza

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 30 dezembro 2014 | 15:49

Ilza, olá!

Se a segunda empresa foi registrada em Julho/2014, deveria ter sido feita a comunicação de desenquadramento do MEI até o último dia útil de Agosto/2014, e a partir de agosto já começaria a ser tributada como uma empresa normal do Simples Nacional.

Sem levar em conta outros fatores, só a questão de seres sócia/titular de ambas as empresas, elas poderão continuar no Simples Nacional, desde que o faturamento anual somado não seja superior a R$ 3.600.000,00.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade