x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 670

Duvidas sobre tributação de empresas de representação

Dennis Lima

Dennis Lima

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 5 janeiro 2015 | 22:04

Olá, tenho uma empresa de representação comercial na área de construção civil e pretendo abrir uma loja de gesso. Minha dúvida é se eu incluir a atividade de comercio na empresa de representação, como ficaria a tributação?
Sei que hoje é permitido para empresas de representação optarem ao simples, mas o simples da representação passa de 16% e o de comercio é pouco mais de 4%, qual das duas valeria? Ou será que é melhor abrir outra empresa?

Obs. O meu sócio nessa nova empresa será o mesmo sócio da empresa de representação.

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 09:30

Dennis Lima

Não é necessário a inscrição de uma nova empresa, pelo seguinte motivo:
1- Na empresa de representação se incluir um novo CNAE passará a ser calculado o imposto em dois anexos assim unindo as alíquotas em uma única guia, DAS.
2- Se observar bem você abrindo outra empresa irá pagar o mesmo valor em alíquotas e em guias diferentes apenas, e assim terá que dividir as obrigações, logo que por sua vez cada empresa tem sua obrigação financeira. Então seu controle terá de ser maior.

Então aconselho a apenas incluir a atividade a fim de comércio e dar continuidade com a mesma empresa em vez de outra a mais.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade