x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 367

Edna Regina

Edna Regina

Iniciante DIVISÃO 4 , Agente Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 10:39

Bom dia, preciso de ajuda?

Como faço para saber a alíquota de uma empresa que atua na área de comercio e serviço, sendo que suas atividades começaram no empresário individual (contrato na junta) em 01/10/2014; mas não houve movimento em outubro, novembro e dezembro. A 1ª nota de serviço foi emitida em janeiro/2015. Mas não sei como fazer para emitir a nota e as alíquotas como e onde informo? Me ajudem!

A empresa está enquadrada no Simples Nacional e o contrato é de Empresário Individual.

Fico Agradecida pela ajuda.

Edna

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 11:07

Edna Regina
Bom dia

Seja muito bem vinda ao Fórum Contábeis!

Resumidamente, o valor devido mensalmente pelas ME e EPP optantes pelo Simples Nacional é determinado mediante aplicação das tabelas dos anexos da Lei Complementar nº 123, de 2006.

Para efeito de determinação da alíquota, o sujeito passivo utilizará a receita bruta acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração (RBT12).

Já o valor devido mensalmente, a ser recolhido pela ME ou EPP, será o resultante da aplicação da alíquota correspondente sobre a receita bruta mensal auferida (regime de competência) ou recebida (regime de caixa), conforme opção feita pelo contribuinte.

No caso de empresa em início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo Simples Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, o sujeito passivo utilizará, como receita bruta total acumulada, a receita do próprio mês de apuração multiplicada por doze (RBT12 proporcionalizada).

Nos 11 (onze) meses posteriores ao do início de atividade, o sujeito passivo utilizará a média aritmética da receita bruta total dos meses anteriores ao do período de apuração, multiplicada por 12 (doze).

Fonte: Portal do Simples Nacional.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: