Marcelo Alberto Piazza
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista SistemasBoa tarde.
Recentemente li uma declaração do ministro da Fazenda na qual ele pretende elevar o tributo para profissionais que atuam como Pessoa Juridica.
Este é meu caso. Presto serviços de informática para uma empresa e tive que constituir a minha empresa, na qual sou optante do Simples Nacional em virtude do meu faturamento modesto.
Com uma possível mudança tributária que eleve o valor que recolho atualmente, gostaria de saber se existe um meio de minimizar os impactos desta mudança.
Por exemplo:
- Mudar o regime tributário.
- Declarar as despesas relacionadas ao meu trabalho (Locomoção, Combustível, Refeição, Etc) no imposto de renda da empresa e tentar uma dedução ou algo do genêro.
- Declarar despesas que estão ligadas às instalações da empresa (que é na minha residência), tais como Aluguel, Luz, Telefone, Internet.
- Solicitar que a empresa para a qual eu presto serviço me reembolse ou custeie parte das minhas despesas (como o meu plano de saúde ou a pensao alimentícia que pago para meu filho) antes que eu emita a nota para ela.
Estas hipóteses que estou levantando estão dentro da lei?
Existem outras possibilidades que evitem uma elevação tão brutal dos tributos como se imagina?
Muitissimo obrigado,
Marcelo