x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 3.247

Consulta Regime Federal

Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 10:05

Bom dia.
Alguém poderia me sugerir qual a melhor maneira de consultar o regime federal de uma empresa?

Temos um cliente que é sindicato de professores de escola pública, conforme legislação da CF art. 150, inciso VI, alínea "c", os sindicatos são classificados como Imunes do Imposto de Renda. Minha dúvida surgiu porque na parametrização do meu sistema fiscal, para configurar o regime federal ele oferece as opções e dentre elas esta o "imune do imposto de renda", mas este sindicato está configurado como Presumido no meu sistema. Estou confundindo e em dúvida se realmente é presumido ou se devo alterar.

Onde consulto qual o regime da empresa perante os órgãos federais?

Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 14:22

Sim Saulo, obrigada pela resposta.
Também tenho esse conhecimento, mas alguém cadastrou e configurou incorretamente a empresa no sistema, ela está como lucro presumido.
Precisava consultar o regime em algum lugar onde constasse num relatório qual o regime de tributação, para mostrar ao meu supervisor qual é o problema. Creio quem sem algum relatório que eu mostre o regime correto, ele não vai dar atenção, pois confiava na pessoa que estava responsável por isso, no passado, entende? Meio complicado!

Obrigada!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 14:43

Boa tarde Cristina

Eu entendo sim, entretanto não existe "um relatório em que você possa mostrar o regime correto".

Nestes termos você deve mostrar a Lei.

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

VI - instituir impostos sobre:

c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;

fonte: Constituição Federal

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade