x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.813

Simples Nacional X ISS Prefeitura SP

Felipe Rodrigues

Felipe Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 10:08

Bom dia Pessoal.

Tenho a seguinte situação:

Tenho um cliente optante pelo Simples que está com uma guia DAS em aberto de Setembro/2013 e recebeu um boleto da Prefeitura de SP cobrando o ISS-Simples Nacional.

Sei que a Prefeitura tem sua "Fatia" dentro da guia DAS que é repassado pela Receita Federal após o pagamento da guia. Entendi que como não houve o pagamento da guia por parte do cliente, a Prefeitura esta cobrando sua parte (ISS) + Custas /Honorários , ok!

Mas minha dúvida é, se for pago este boleto que a Prefeitura enviou vai sanar a divida com a Prefeitura, mas com eu faço o abatimento do ISS no Simples Nacional? uma vez que o ISS foi pago diretamente para a Prefeitura.

Outra, se o cliente realizar o pagamento da guia DAS em atraso, vai quitar o ISS, porém a divida não vai continuar devido as Custas/Honorários?

Vinicius Padilha Moretti

Vinicius Padilha Moretti

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 10:34

Bom dia

O meu entendimento sobre isso , seria que quando a empresa é optante pelo simples nacional ela passa a ter um único debito que seria referente ao DAS o repassa do iss é devido a receita federal conforme vc indica na apuração .

No meu entendimento vc deve recolher a DAS e não o iss separado , pq o seu debito é o DAS , mesmo porque a alíquota que vc recolhe no DAS nem sempre é a mesma a do município ao meu ver o município não pode cobrar direto da empresa.

Eu pagaria apenas o DAS referente ao período em debito

Att

Vinicius Padilha Moretti
Felipe Rodrigues

Felipe Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 15:11

Vinicius Padilha, boa tarde!

Eu sigo o mesmo raciocínio que o seu, porém vem a outra questão. Na guia de ISS-Simples Nacional enviada pela Prefeitura de SP está cobrando honorários, se pagar a guia do Simples e não a da Prefeitura vai quitar o ISS, porém gostaria de saber se vai continuar alguma divida junto a Prefeitura devido a cobrança de Honorários nesta guia enviada pela prefeitura?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade