Bruno Zg
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)Colegas, boa tarde! Sou novo no fórum e estou com uma dúvida referente a um caso real que está ocorrendo na empresa em que trabalho. Decidi recorrer ao fórum, pois, por incrível que pareça, não senti confiança na resposta que recebi da nossa contabilidade. Se alguém com propriedade no assunto puder me responder, eu ficaria muito agradecido.
A minha empresa mantém um contrato de autônomo com o 'INDIVÍDUO X'. Nos meses de Outubro e Novembro de 2014, os pagamentos do INDIVÍDUO X erroneamente não foram incluídos nem rodados na Folha de Autônomos, sendo este erro percebido por nós apenas em Janeiro de 2015.
O valor bruto estabelecido em contrato de autônomo corresponde a R$ 7.000,00. Já o valor líquido corresponde a R$ 5.600,45, após deduções de INSS e IR. Foi exatamente o que ocorreu neste caso, efetuamos o pagamento do valor líquido, porém não houve o pagamento dos respectivos tributos, já que ambos pagamentos não foram incluídos na Folha de Autônomos.
Apesar de não ser o mais indicado, a empresa NÃO refará a folha de autônomos de Outubro e Novembro de 2014, por isso, peço que as respostas não tenham esse apelo, pois essa alteração não será feita e ponto final. :-)
No entanto, devolveremos ao INDIVÍDUO X os valores retidos indevidamente, que somados chegam a R$ 2.799,10. As dúvidas referem-se à devolução em si.
Propusemos a devolução do valor ao INDIVÍDUO X em 10 parcelas de R$ 279,91, a começar por esse mês. A ideia é que ele efetue pagamentos avulsos de IR e INSS a medida que as 10 parcelas forem pagas.
Porém, ele reforçou que gostaria que a devolução integral fosse feita até o mês de março de 2015, pois segundo ele, se não for feito desta maneira, terá problemas com a apuração do seu IR de 2014, já que os créditos de R$ 5.600,45 (outubro e novembro de 2014) constam em sua conta corrente. Agora eis as dúvidas que não sei responder e que conto com vocês :-)
A afirmação dele realmente procede? Ele teria algum problema no IR de 2014 caso a devolução fosse feita em 10 parcelas de R$ 279,11? Se sim, preciso saber o(s) porquê(s) para informar a minha diretoria. Se não, também preciso saber o(s) porquê(s) para informar ao INDIVÍDUO X.
Desde já, grato pela ajuda e atenção.