Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 574

Dúvida em Mercado de Capitais: IR sob Day-Trade

Pedro

Pedro

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 19:00

Prezados, boa noite!

Mesmo após ler ótimo material contido nesse link, não consegui sanar minha dúvida.

Vou ilustrar exatamente o que ocorreu.

No dia 23/12, fiz uma compra normal de uma determinada ação a 10,97

No dia 26/12, fiz as seguintes operações, com a mesma ação:
Vendi a 10,75
Comprei a 10,55
Vendi a 10,34

A minha corretora (Mirae Asset) e a calculadora de IR do Bussola do Investidor está considerando como "lucro daytrade" a primeira operacao do dia 26, ou seja, 20 centavos de lucro.

O art 54 da instrucao normativa 1022 de 2010 diz:

Art. 54. Os rendimentos auferidos em operações de day-trade realizadas em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, por qualquer beneficiário, inclusive pessoa jurídica isenta, sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda na fonte à alíquota de 1% (um por cento).

§ 2 º Para efeito do disposto neste artigo não será considerado o valor ou a quantidade de estoque do ativo existente em data anterior à da operação de day-trade .


§ 3 º Na apuração do resultado da operação de day-trade serão considerados, pela ordem, o 1 º (primeiro) negócio de compra com o 1 º (primeiro) de venda ou o 1 º (primeiro) negócio de venda com o 1 º (primeiro) de compra, sucessivamente.


Isso me deixou confuso.
Se o paragrafo 2 diz que o estoque do dia anterior não entra no calculo para daytrade, pq essa primeira venda foi considerada?

O paragrafo 3, quando fala sobre "venda e compra" (nessa ordem) será que não se referia à venda à descoberto, já que o paragrafo 2 diz que o estoque do dia anterior nao entra na conta?

Enfim... são a corretora e a bussola do investidor contra o meu entendimento... creio estar errado. E vou ter que pagar imposto sobre um lucro inexistente, pq a real operacao de daytrade foi compra de 10,55 e venda a 10,34 (ou seja, prejuízo); a primeira operação foi a venda do estoque anterior que, como salienta o paragrafo 2, não conta como daytrade.


Muito obrigado pelo espaço.


Abrcs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade