x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 593

Lucro imobiliario

Giovana

Giovana

Iniciante DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 15:45

Ola, tem algumas duvidas em relaçao a ganho de capital> Vendemos uma casa q tinhamos (esta isenta de imposto),ai compramos um terreno de 85 mil e construimos uma casa de 65m2 q gastamos 50 mil de material meu marido q fez a mao de obra,vendemos por 230 mil agora como faço com o ganho de capital, a mao de obra vai ter como entrar? e muitos materias e algumas prestaçoes de serviço nao temos nota fiscal como eh calculado o imposto afinal gastamos entre terreno e material 140 sem contar a mao de obra q se fossemos pagar daria mas uns 25 mil . Como fica nossa situaçao nessa venda? agradeço desde ja !

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 07:21

Bom dia Giovana,

Para considerar o valor do imóvel no programa Ganho de Capital, você devem averbar a casa, pois a Receita Federal poderá desconsiderar tais custos se não estiverem averbados.

O ganho de capital é a diferença positiva entre o custo (total) do imóvel averbado e o valor da venda.

...

Giovana

Giovana

há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 11:21

Mto obg pela atençao Saulo !

E desculpe a ignorancia ! Mas no caso eu tenho o registro do terreno no valor real de 85 mil e gasteis uns 85 mil material e mao de obra (os quais eu so tenho uns 25 mil de nota) Vou ter q pagar imposto da diferença do terreno + os 25 de nota? Ou no caso da averbaçao da casa no terreno tem algo q possa ser feito para indicar os 85 mil q realmente gastei? muito obrigado desde ja !

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 13:38

Boa tarde Giovana

Ao averbar a casa seu imóvel valerá cento e setenta mil (58 + 85) e o ganho de capital será de sessenta mil (230 - 170). Se não averbá-la você só poderá reconhecer como custo o valor do terreno.

Verifique junto ao Registro de imóveis quais os documentos necessários para averbação da casa. Valerá a pena averbá-la, pois a diferença do ganho de capital é significante.

Alternativamente você pode considerar (no programa Ganho de Capital) o custo da casa sem averbação, pois o programa não exige a comprovação. Entretanto corre o risco de ser "convidada" pela Receita Federal a comprovar tais custos e consequentemente averbá-los.

...

Giovana

Giovana

há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 15:43

Saulo muito obrigado pela atençao,vc nos esclareceu uma duvida e tanta !

Nao sabiamos q na averbaçao oq gastamos realmente iria valer realmente ! So para ver se ententi, a partir da averbaçao eu nao preciso de ter nota de td? a averbaçao da a comprovaçao do gasto?

MAis uma vez meu muito obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.