Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 965

Recolhimento do PCC (Pis, Cofins e CSLL) em quinzenas incorr

Julio Queiroz Matos

Julio Queiroz Matos

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 14:36

Boa tarde senhores,

Um prestador emitiu duas notas (ambas de R$ 4.000,00), com vencimento no mesmo mês, porém em quinzenas diferentes. Por um lapso, acabamos fazendo o recolhimento apenas em uma guia, ou seja, ao invés de eu pagar duas guias de R$ 186,00 (uma em cada quinzena), acabei recolhendo apenas uma guia de R$ 372,00. Como eu devo proceder para fazer está correção? Retificar a minha DCTF ou fazer um Redarf?

Att.

Júlio Matos.

Juliano Ferreira

Juliano Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 17:01

Boa Tarde,

Salvo engano meu na leitura, deixaria do jeito que está.

No primeiro pagamento de R$ 4.000,00, a empresa estava desobrigada do recolhimento, pois o pagamento foi menor R$ 5.000,00. Só que ao pagar a segunda NF, a empresa desembolsou + R$ 4.000,00 e daí sim (ao que parece) dentro do mês ocorreu um crédito de R$ 8.000,00 e temos então a responsabilidade de retenção e recolhimento do PCC de 4,65% pelo tomador do serviço.

Portanto, na minha opinião, está certa só uma darf de R$ 372,00.

Att

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 17:16

Julio Matos,

O colega Juliano Ferreira está correto na sua afirmativa, o recolhimento se dá apenas quando o valor atingir R$ 5.000,01, e no seu caso atingiu o valor a ser retido somado de R$ 8.000,00 na segunda parcela.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade