x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.387

Venda Ativo Imobilizado tem de pagar imposto ?

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 9 fevereiro 2015 | 10:54

Bom dia a todos os colegas ! Por favor , agradeço desde já a orientação...

Um cliente meu - está vendendo o ativo imobilizado da empresa (um carro) - O que pesquisei :

VENDA ATIVO IMOBILIZADO
As saídas de ativo imobilizado, a qualquer título (vendas, transferências, locação, empréstimos, etc.) estão contempladas pela não incidência do imposto.
Também não há incidência do IPI com relação as saídas de ativo fixo, salvo se para locação ou se o bem for fabricado ou importado pela empresa que está dando a saída.

Minha dúvida =
O carro possui mais de 01 ano de uso. Não vai pagar absolutamente nada de imposto? Nem IR ... nada ? Neste caso .. paga-se IR sobre ganho de lucro? E ... se não houve ganho de lucro?

Grata.

Carina Dias.
Contabilidade
caapcomercial@hotmail.com
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 9 fevereiro 2015 | 13:21

Boa tarde Carina

O ganho de capital auferido pela venda de bens do ativo de empresas tributadas pelos Simples Nacional sofrem a incidência do Imposto de renda a alíquota de 15%.

O imposto deve ser recolhido em DARF (não em DAS) e vence no último dia útil do mês subsequente ao da alienação.

O código a ser aposto no DARF é:

0507 IRPJ – Ganho de Capital – Alienação de Ativos ME e EPP optantes pelo Simples Nacional

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: