x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 898

IRRF pago errado

Fernando Henrique Moreira

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 10:19

Bom dia,

Gerei um imposto DARF IRRF código 1708 com valor de 11,22 de uma nota de prestação de serviços, mas o valor correto seria 10,84, como paguei valor maior, gostaria de saber o que posso fazer para corrigir esse erro, ou seria melhor deixar do jeito que está sendo que a diferença é apenas de centavos e paguei um valor maior que o necessário???

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 13:09

Boa tarde Fernando

Se o valor pago do IRRF é de R$ 11,22 e o devido seria R$ 10,78 você tem (indiscutivelmente) um crédito de R$ 0,44

Este crédito pode ser motivo para solicitação de compensação com impostos e contribuições administrados pela Receita Federal ou até mesmo pedido de restituição (ambos via PeDComp).

Entretanto. você tem razão ao afirmar que o crédito é irrelevante. E se a isto juntarmos o fato de que um PerDComp demora em média três anos (podendo chegar a cinco) para ser analisado e deferido, o melhor a ser feito nestas circunstâncias ainda é considerar a diferença como simples perda.

...

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 13:12

Boa tarde Fernando!

conforme nosso colega muito bem postou, o valor é muito irrelevante para tanto sacrifício, fora ue geralmente uma solicitação de PerdComp geralmente leva o fisco à te eleger numa próxima fiscalização...

Melhor deixar para lá....

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 14:34

Boa tarde,

Gostaria de agradecer a atenção que vocês a mim dispensaram, então vou deixar pra lá realmente essa mínima diferença. Como nunca tive um caso assim, será que vocês poderiam me informar qual a maneira correta de efetuar os devidos lançamentos, quais contas???

Obrigado!!!

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 10 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 15:03

Ola Fernando!
Lançamentos contábeis você deve estar se referindo né?

NA APROPRIAÇÃO DA NOTA FISCAL

D - Serviços Prestados 3ºs. (R) -> Valor total dos serviços
C - IRRF a Recolher (PC) -> Valor do IRRF Correto
C - Fornecedores (PC -> Valor Liquido a pagar para o fornecedor

NO PAGAMENTO

D - Fornecedores -> Valor Liquido Apropriado
D - Outras Contas (R) -> Valor da diferença (historico: Valor IRRF pago a maior)
D - IRRF a Recolher -> Valor IRRF correto
C - Caixa/Bancos -> Valor total pago (fornecedor + IRRF pago a maior)

Obs: Eu joguei em "Outras Contas" pois não sei como é seu plano de contas e pode ser que outros colegas cloquem em contas mais especificas, mas a idéia que você solicitou e esta...

Sds

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 10 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 17:04

Não. na despesa... conta de resultado.. foi um "prejuízo".. como se fossem juros.. entendeu?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade