x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 397

Migração Lucro Presumido para Simples Nacional - Como compen

Carlos Eduardo Cardoso

Carlos Eduardo Cardoso

Iniciante DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 22:14

Boa noite pessoal, preciso de uma ajuda


Trabalho numa empresa de consultoria e auditoria de qualidade que estava sob regime de Lucro Presumido. Como neste ano houve a possibilidade do ingresso no Simples Nacional, fizemos a solicitação da opção ainda em Dezembro/2014.

Em janeiro e fevereiro a empresa precisou emitir notas fiscais. Como a opção da adesão ao simples não havia sido deferida, considerou-se que a empresa ainda participava do regime de Lucro Presumido e houve retenções de IR, PIS, COFINS e CSLL.

O deferimento somente aconteceu em 09/02/2015, contudo, foi retroativo, sendo considerada a opção como válida a partir de 01/01/2015.

Como proceder agora? As retenções já foram feitas e muito que provavelmente recolhidas com os devidos DARFs. Consigo compensar de alguma maneira estes valores, uma vez que o DAS a pagar esta considerando o faturamento sem retenções?

Obrigado pela atenção dispensada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.