Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.831

Retificar o Simples Nacional

adriana

Adriana

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 16:16

olá estou com uma dívida...gerei uma DAS do Simples Nacional com o valor menor que o real...como devo fazer para retificar ? devo colocar somente a diferença ou o valor total ...pois a Guia ja foi paga...
obrigada

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 16:24

Boa tarde,
Adriana

quando vai retificar o DAS, deve-se calcular a receita total (anterior + a diferença que faltou). No momento que vai emitir o DAS, já sai a guia com o valor do imposto somente da diferença.
Antes de retificar, consulte o DAS gerado e veja se o mesmo já consta pagamento.

Ressaltando ainda que se o valor do imposto dessa diferença for menor que R$ 10,00, o mesmo saldo deve ser lançado no DAS da próxima competência.

Espero ter ajudado.

adriana

Adriana

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 16:48

Mas eu posso fazer isso mo mesmo mês? ""ressaltando ainda que se o valor do imposto dessa diferença for menor que R$ 10,00, o mesmo saldo deve ser lançado no DAS da próxima competência."" ??

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 16:55

Não, se por exemplo:

a diferença for R$ 200,00
Alíquota do Simples (tabela 1) 4%
Imposto a pagar: R$ 8,00

No momento que calcula a receita, transmitir, e depois gerar o DAS já aparece a mensagem:
valor inferior a R$ 10,00, acrescentar no MÊS SEGUINTE.

Aí quanto for a próxima apuração, o DAS a recolher, por exemplo será de 100,00, você edita e acrescenta mais os R$ 8,00.
DAS a recolher de R$ 108,00 (R$ 100,00 da apuração normal e R$ 8,00 do mês anterior)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade