x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 996

ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 16 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 14:00

Gostaria de um esclarecimento;

Uma empresa do simples, vendeu uma mercadoria, depois de 1 mes a empresa compradora devolveu-a, existe alguma retificação que poderia fazer em relação ao ICMS pago ? ou Não, estou me equivocando em algo ?

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 16:15

Boa tarde Adriano,

Tecnicamente a devolução de mercadorias vendidas é registrada como dedução da receita operacional bruta, ou seja, estes valores serão diminuídos do total oferecido à tributação.

Vale dizer que ao diminuir o valor da mercadoria devolvida do total da receita bruta informada no DAS, estará diminuindo também o Simples Nacional.

Ora, se o ICMS está incluso entre os impostos e contribuições que compõem o Simples Nacional, ao diminuí-lo (pela diminuição da base de cálculo), estará diminuindo também o ICMS, concorda?

Se pode afirmar então que a despeito de não haver a clara "recuperação" do ICMS pago por ocasião da venda da mercadoria, esta está implícita quando ocorre a devolução de venda.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 16:53

Boa tarde Adriano,

Mesmo sem contabilidade, ao somar as receitas para informá-las no PGDAS, as devoluções de vendas deverão ser diminuídas, logo, a lógica é válida também para os casos em que a empresa não mantenha escrituração contábil completa.

...

Andre Ávila

Andre Ávila

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 18:40

Aproveitando o tópico..

no mês passado (04/2008) teve seu faturamento apenas de 131,80, gerou um DAS de 7,91, onde disse que era pra mim jogar esse valor junto com o proximo mês (05/2008), fui gerar o DAS nesse mês (05/2008), não trouxe nenhum valor do mês passado, como consolido o valor do mês passado com o deste mês ?

Alguem tem respostas pra mim ?

Obrigado.

André Ávila
Andre Ávila

Andre Ávila

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 12 junho 2008 | 10:12

Bom dia Saulo,

sua ajuda foi muito util, para um recolhimento deu certo,

mais tenho outro caso que não esta dando certo, na competencia 09/2007, gerou das de 7,20, na competecia 10/2007, gerou de 150,00, somandos os dois, valor principal 157,20, o que acontece, fiz uma retificação da compt. 10/2007, mais nao consigo altera os valores principal de 150,00, pois fica na cor cinza, não tem como redigita o valor igual na outra competencia, sabe o que devo fazer ?

PS: creio eu que na retificação não da pra altera o valor do DAS, as vezes posso estar enganado.

Caso isso não der, creio eu que vou ter que esperar o juros ultrapassa o valor de 10,00 da DAS para emitir.

Obrigado.

André Ávila

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade