Edgard Damiani
Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico InformáticaBoa tarde, eu tenho uma dúvida relativa a dinheiro recebido do exterior. Eu estou negociando um trabalho com uma empresa na Grécia, e o acordo seria trabalhar remotamente durante seis meses e depois me mudar para lá. O principal detalhe é que eles precisam de algum tipo de comprovante indicando que recebi o dinheiro, então eu comecei a analisar duas possibilidades:
1. Abrir uma empresa utilizando o Simples Nacional.
2. Me manter como pessoa física e recolher os impostos via carnê-leão.
Eu li a legislação sobre o Simples (lei complementar 123 de 2006) e vi que a minha empresa se encaixaria no inciso IV (desenvolvimento de jogos eletrônicos) do parágrafo 5°C do artigo 18 e que as taxações seriam regidas pela tabela do anexo V. No entanto, me parece que essa é a tabela mais complicada de todas, exigindo que se faça contas a respeito de pró-labore versus retirada de lucros para obter uma taxa de impostos razoável (por exemplo, se entendi corretamente, eu teria que fazer uma retirada de 40% da entrada bruta como pró-labore para diminuir a taxa de impostos para 8%, já que a minha empresa cairia na primeira faixa de rendimentos).
Eu estou tentando entender em qual situação eu conseguiria uma incidência de impostos menor. Portanto, como a ideia é trabalhar apenas seis meses aqui no Brasil, vale a pena abrir uma empresa para isso ou seia melhor pagar o carnê-leão? A minha preocupação é que, dependendo da escolha que eu fizer, a taxa de impostos seja tão alta que a empresa na Grécia não queira prosseguir com as negociações, dado o montante de gastos extras que eles teriam para me manter trabalhando remotamente.
No caso de o carnê-leão ser a melhor escolha, gostaria de saber também:
1. Se é obrigatório recolher INSS e se vale a pena recolhê-lo, tendo em vista que o objetivo é sair do país em seis meses.
2. Se é possível deduzir o imposto que será pago por eles lá na Grécia (eu vi que existe um campo para isso no programa do carnê-leão).
3. Se eu posso elaborar algum tipo de comprovante e anexar documentos do carnê-leão para comprovar o recebimento do dinheiro.
Agradeço antecipadamente qualquer informação que me ajude a fazer a melhor escolha.
Atenciosamente,
Edgard