Fernando Henrique Neves Figueiredo
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa noite pessoal!!!
Estou abrindo um escritório contábil, apesar de pouca experiência, estou assumindo este desafio que já começa bastante difícil. Estou com uma dúvida e espero que consigam me dar uma luz. Um cliente me procurou desesperado, pois sua contabilidade esta toda atrasada. Ele é do simples nacional o CNAE é 47.57-1-00 - Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação e a atividade econômica secundária é 47.42-3-00 - Comércio varejista de material elétrico. Sua razão social termina como COMERCIO E SERVICOS LTDA - ME.
Minha primeira dúvida: os CNAES dele são de comércio varejista, mas o nome dele diz que ele presta serviço, já que é comercio e serviço, isso é possível? Será que não precisava de um CNAE dizendo que ele também presta serviço? Bom, ele vem emitindo apenas notas eletrônica de serviço de manutenção. Apesar dele comprar componentes para prestar o serviço, não recebe notas de compra destas mercadorias no CNPJ da empresa. Tudo é vendido como prestação de serviço, como se o cliente comprasse as peças necessárias.
Segundo ponto, a esposa dele tem uma loja de roupa e ele usou o CNPJ pra comprar roupas para a loja dela. O que pode acontecer? Pode alegar que foi uniforme ou camisetas promocionais para empresa?
Bom ainda não é tudo, ele está sem contador desde o mês 7 de 2013, desde então não emitiu mais nenhuma DAS e nem nenhuma outra contribuição acessória, vem emitindo apenas nota eletrônica de prestação de serviço.
Ainda não foi notificado e nem expulso do simples. Como vocês contadores ou técnicos orientariam seu cliente se tivesse um problema desse?
Estou pior que cego em tiroteio. Se puderem me ajude!
Atenciosamente.