x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 648

Tributação no Simples Nacional com Receita Global

Raphael Lopes

Raphael Lopes

Bronze DIVISÃO 4 , Proprietário(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 15:55

Prezados, saudações.

O Simples Nacional permite que haja um sócio comum entre duas empresas que gozem ou não do regime simplificado (sociedade ou empresário individual). Entretanto, para efeito de exclusão do regime será considerado a receita global. Em outras palavras, a receita individual das duas empresas serão somadas e se ultrapassarem o limite estabelecido pela lei, as duas empresas são excluídas do Regime Simplificado.

Minha pergunta é: a soma das receitas servirá apenas para efeito de exclusão ou também será considerada para calculo do impostos. Uma vez que a tributação é por escala (quanto maior o faturamento maior o imposto a ser pago) fará grande diferença no calculo do tributo.

Desde já agradeço.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 16:12

Raphael, boa tarde

Veja se entendi sua pergunta, quer saber se para o calculo da empresa X e Y, com um sócio em comum, se a mesma deve considerar o faturamento acumulado de ambas para os cálculos?

Se for isso, não. Cada empresa deve considerar os seus valores separadamente para uso das alíquotas e apuração dos impostos.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 16:27

Boa Tarde Raphael,
se a duvida for a explicada pelo Fernando, não tem nada em comum uma com a outra em relação tributária, somente o sócio mesmo.

Pagaria o faturamento somado somente se fosse relação de MATRIZ e FILIAL.

Raphael Lopes

Raphael Lopes

Bronze DIVISÃO 4 , Proprietário(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 16:36

Perfeito.

Muito obrigado pelo retorno.

Entretanto, acho curioso isso. Pois fica fácil, não burlar o sistema para permanecer no Simples, mas sim pagar menos tributos, não acham?

Att.

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 16:39

Tudo por meio de Elisão Fiscal e planejamento tributário é mais viável a empresa.
Agora evasão fiscal e buscar meios para burlar o sistema é crime... Muitos não percebem o risco de inventar coisas demais.


Abç

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade