x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.233

CRÉDITO DA CSRF NO IRPJ

Marco Aurelio Bitencourt

Marco Aurelio Bitencourt

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 17 junho 2008 | 14:22

Boa tarde caros colegas,

Uma Empresa no Lucro Real, do ramo de Prestação de Serviços, possui muito imposto retido na fonte, no seu caso especifico foi utilizado todo o CSRF no cálculo da CSLL e ficou zerado o valor a recolher e sobrou um crédito de R$ 49.000,00. Gostaria de saber se eu poderia fazer usufruto deste crédito no cálculo do IRPJ, visto que ficou um valor muito alto a pagar....

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 11:51

Bom dia Marco

O que (exatamente) você quis dizer com "no seu caso especifico foi utilizado todo o CSRF no cálculo da CSLL e ficou zerado o valor a recolher e sobrou um crédito de R$ 49.000,00"?

Se o entendi bem (se não corrija-me) você quis dizer que a CSLL a pagar foi compensada com parte do total das Contribuições Sociais Retidas na Fonte (CSRF) e que ainda assim sobraram R$ 49.000,00. Sua dúvida está na possibilidade (ou não) de compensar o IRPJ a pagar com este saldo, é isto?

Por favor, faça-nos entender o que não consegui, para que alguém possa orientá-lo adequadamente.

...

Marco Aurelio Bitencourt

Marco Aurelio Bitencourt

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 12:57

Ok Saulo, na apuração do imposto deu R$ 200.000,00 de CSLL a Recolher, mas eu tenho R$ 249.000,00 de CSLL Retida na Fonte, então eu utilizei os R$ 200.000,00 retido e o valor a pagar ficou zerado. Então me sobraram, R$ 49.000,00 de imposto retido na fonte, o que eu gostaria de saber seu poderia aproveitar este crédito de R$ 49.000,00 da CSLL para abater o IRPJ.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 20:16

Boa noite Marco,

Possibilidade de compensação existe, no entanto, não poderá ser via simples dedução.

Eu explico. Na DIPJ existe campo próprio para compensação de impostos e contribuições retidos na fonte com impostos e contribuições da mesma espécie ou natureza.

Nestes casos, você não precisa pleitear a compensação via Per/DComp já que pode fazer isto simplesmente diminuindo o valor retido daquele a ser pago. Demonstra na DIPJ e pronto.

No entanto, não há como verticalmente (na ficha de IRPJ na DIPJ) diminuir a CSLL retida na fonte.

Então não há como compensar o saldo (credor) da CSLL retida na fonte com o saldo (devedor) de IRPJ a ser pago? Claro que há. Desde que se faça isto via Per/Dcomp.

Como o processo de compensação nestes termos, é demorado, o ideal é que a empresa compense este saldo credor com a CSLL devida nos próximos períodos.

...

ROSA HELENA ESTEVAM FENANDES

Rosa Helena Estevam Fenandes

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 14:06

Tenho uma empresa no simples nacional em Goias, e que em 31/06/2007 ela tinha um SALDO CREDOR DO IMPOSTO RETIDO no valor de R$ 4.877,48, fiquei sabendo que tem como esta empresa vender este SALDO pra qualquer outra empresa.Entao meu cliente vai vender pra 01 fornecedor, aqui de Goias, quais procedimentos devo tomar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade