Henrique Oliveira
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente FinanceiroBoa tarde.
Sou novo no fórum e já peço desculpas caso esteja postando minha dúvida na área errada, mas enfim.
Minha dúvida é com relação a retenção de PCC (Pis/Cofins/Csll):
Acontece que na empresa onde trabalho, eu emito diversas notas fiscais para nossos clientes, e um desses clientes, possui várias obras, mais precisamente, 5. Então são 5 notas fiscais feitas para ele, em períodos diferentes do mês. Poucas dessas notas ultrapassam o valor de R$ 5.000,00, duas no máximo. Sendo assim, a maioria delas retenho apenas o IR.
A minha dúvida é:
Dando um exemplo, vamos supor que eu emita 5 notas no mês, que correspondam aos seguintes valores:
Nota 1 - R$ 2.000,00
Nota 2 - R$ 2.500,00
Nota 3 - 1.500,00
Nota 4 - 7.000,00
Nota 5 - 5.000,00
Como elas são emitidas em datas diferentes, eu emito da seguinte forma: Notas menores que R$ 5.000,00 eu faço a retenção apenas do IR e as notas acima desse valor, faço a retenção do IR e do PCC. Em resumo, as notas 1, 2 e 3 faço a retenção apenas do IR e as notas 4 e 5 faço retenção de IR e PCC.
As notas 1, 2 e 3, somadas, dão o valor de R$ 6.000,00. Esses R$ 6.000,00, somados a nota 4 (R$ 7.000,00) e nota 5 (5.000,00), dão o valor de R$ 18.000,00.
Como devo proceder?
Deixo de fazer as retenções em todas as notas e na ultima nota, somo os valores de todas elas, chego ao valor do PCC e IR e desconto da ultima nota?
Realmente estou confuso, pois sou novo nessa área e não tenho muita experiência.
Desde já, meu muito obrigado.
Henrique Oliveira