x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.654

Qual o CSLL para o comércio varejista?

Rosangela

Rosangela

Iniciante DIVISÃO 2 , Gerente Administrativo Financeiro
há 11 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 11:27

Bom dia.

Fui excluído do simples nacional e agora estou tendo que pagar os impostos pelo Lucro Presumido. Chegaram as primeiras guias para eu pagar e fiquei assustado com os valores. Meu contador mandou as guias, porém eu fiquei com dúvidas no CSLL.
Segundo os sites que entrei e a lei abaixo eu compreendi que eu deveria pagar 1,08% porém meu contador afirma que é 2,88%.

Minha empresa é comércio varejista de roupas e calçados. Vendo menos de cem mil anual. Qual é o correto? Compreendi mal a lei abaixo?

Por força do artigo 22 da Lei 10.684/2003, a base de cálculo da CSLL, devida pelas pessoas jurídicas optantes pelo lucro presumido corresponderá a:

12% da receita bruta nas atividades comerciais, industriais, serviços hospitalares e de transporte;

32% para:

a) prestação de serviços em geral, exceto a de serviços hospitalares e de transporte;

b) intermediação de negócios;

c) administração, locação ou cessão de bens imóveis, móveis e direitos de qualquer natureza.

A alíquota é de 9% (nove por cento).

No período de 01.05.1999 a 31.01.2000, a alíquota era de 12% (doze por cento)

A alíquota da CSLL era de 8% (oito por cento) até 30.04.1999.

CSLL = 1,08% ==>CSLL base de presunção 12,00%, alíquota da CSLL 9,00%

Obrigado.

Edson

felipe antonio da rosa bittencourt

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 11:39

Bom dia Edson.
Seu entendimento está correto sim.
Comércio a presunção é de CSLL é 12% e para IRPJ é 8%.
Segue link para demonstração.
CSLL = 2,88% ==>CSLL base de presunção 32,00%, alíquota da CSLL 9,00% é utilizado em maioria para prestadores de serviços, salvos alguns casos.

http://www.portaltributario.com.br/guia/lucro_presumido_irpj.html

Espero ter auxiliado.
Tenha um bom dia.

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt.

Técnico em Contabilidade.
Bacharel em Ciências Contábeis.
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies