Marcio
Iniciante DIVISÃO 1 , Modelador(a)Bom dia,
Pesquisando no google pela minha dúvida caí neste forum, aonde creio que haverá alguém que poderá me dar uma mãozinha. Bom, vou explicar a situação:
Possuo um imóvel em meu nome, que está locado para uma pessoa física, através de uma imobiliária. No contrato firmado com a imobiliária consta o meu nome como proprietário. No campo aonde consta os dados bancários para a imobiliária efetuar os pagamentos consta o nome do meu sogro, pois os rendimentos serão dele, agora explico o motivo: Ele possui um apartamento para aluguel e eu possuo um para residir. No caso fizemos uma "troca" aonde eu resido no dele, e locamos o meu imóvel sendo que a renda fica para ele.
O imóvel em questão foi alugado nos ultimo meses de 2014, sendo no início de 2015 recebi da imobiliária o documento DIMOB aonde consta os valores recebido, o desconto pela taxa de administração além do valor liquido recebido (diretamente na conta do meu sogro, o dinheiro jamais passou por minhas mãos/conta).
Ao fazer minha declaração do ano base 2014, preenchi toda minha declaração normalmente e após o termino, inclui os pagamentos no campo de rend. trib. recebidos de pessoa fisica/exterior. O valor do imposto foi de cerca de 1/3 do rendimento.
A primeira pergunta: Esta seria a forma correta de declaração do rendimento? Pela minhas pesquisas na internet acredito que sim.
Vamos a próxima parte: Meu sogro é aposentado, não paga imposto, porém faz declaração por possuir bens, creio eu que se esse valor fosse incluso no IR dele, o imposto pago sobre o rendimento do aluguel seria inferior ou até isento pelo baixo valor.
Existe alguma forma para que esse rendimento do DIMOB seja declarada no IR dele e não no meu? Caso negativo, qual o procedimento correto a ser feito para que no IR do próximo ano, esse rendimento possa constar no IR dele e não no meu? Por exemplo, li sobre usufruto no registro de imoveis? Ou quem sabe algum documento firmado entre meu sogro e eu, registrado em cartório?
Apesar do valor constar no meu IR, meu sogro se prontificou a pagar o valor cabido a renda do aluguel, porém acho injusto ele ter que pagar o imposto na faixa superior, porém também não quero sair no prejuízo, não procuro levar vantagem, apenas aquilo que é justo.
Espero que tenha sido claro a minha situação, caso contrário me peça que explico melhor se necessário. Desde já grato pela atenção de todos, um forte abraço e bom final de semana.