x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.022

Maria Darci dos Santos

Maria Darci dos Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Jurídico
há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 18:14

Pessoal,

calcularam o adicional do IR errado, e lançaram na DCTF de 2007 o valor que apuraram, só que agora ao fazer a auditoria foi verificado que o valor foi recolhido indevidamente. Há a necessidade de retificar a DCTF lançando o valor do IRPJ a menor, digo menor que o valor que foi recolhido, para depois entrar com pedido de compensação?

O pagamento do DARF lanço o valor do DARF a menor na DCTF?

Urgentíssimo!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sábado | 28 junho 2008 | 15:25

Boa tarde Darci,

Nestes casos há sim a necessidade de se promover a retificação da DCTF. É a maneira de deixar patente o pagamento efetuado a maior, haja vista que o valor excedente ao devido ficará "sobrando" nos sistemas da Receita Federal até que o contribuinte entre com pedido de compensação ou REDARF, se for o caso.

Cabe lembrar que uma vez retificada a DCTF, faz-se necessária também a retificação da contabilidade e da DIPJ.

Por oportuno, volto a lembrar-lhe que questionamentos rotulados como "urgentes" (no seu caso, urgentíssimo) são contra as Regras do Fórum que para sua comodidade, transcrevo:

18 - Seja mais sugestivo no título/assunto do seu tópico, coloque realmente o que se refere ao novo tópico, não utilize termos como URGENTE, URGENTÍSSIMO, isso não vai dar prioridade no seu questionamento

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade