x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 887

Karina Oliveira

Karina Oliveira

Bronze DIVISÃO 5
há 10 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 12:39

Boa Tarde Colegas

Onde trabalho existe o Representante Comercial que são os comércios que apresentam o nosso produto para revender e tem o Consumir final.
Gostaria de entender como funciona a tributação do IPI.

Somos Industria...

Na Venda para o meu Representante Comercial nós não inserimos o IPI na Base de Calculo, mas destacamos o imposto.
ex. Valor dos Produtos 1.000,00
Valor do IPI 5% 50,00
Valor total da NF 1.000,00

Já no Consumidor Final nós inserimos o IPI na Base de Calculo destacando o imposto.
ex. Valor dos Produtos 1.000,00
Valor do IPI 5% 50,00
Valor total da NF 1.050,00

Minha duvida é...

Quando o meu representante comercial vai revender o nosso produto o que ele faz com o Imposto de IPI? Ele se credita na entrada esse imposto?

E o meu consumidor final o que ele faz com o imposto IPI?

Klerysson Jardim

Klerysson Jardim

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 15:24

Me esclarece uma dúvida?

Esses "Representantes comerciais" na realidade são comercios, certo? Não são prestadores de serviços!

Caso positivo a operação é a seguinte

Exemplo:
Venda para Comércio que irá revender

Vr Produtos R$ 1.000,00
Aliquota IPI 10%
Vr IPI 100,00
Vr Base de Calculo ICMS R$ 1.000,00
Aliquota ICMS 18% (PS estou considerando venda dentro do estado/SP)
Vr ICMS R$ 180,00
Vr Total da Nota R$ 1.100,00

OBs. O IPI integra o valor total da Nota Fiscal e o Comercio não tem direito ao crédito deste imposto, para ele é considerado Custo e irá revender sem o destaque do mesmo, exceto se o comercio for atacadista.

Venda Direta para Consumidor Final

Vr Produtos R$ 1.000,00
Aliquota IPI 10%
Vr IPI 100,00
Vr Base de Calculo ICMS R$ 1.100,00 (IPI integra a base de cálculo do ICMS, por ser consumidor final)
Aliquota ICMS 18% (PS estou considerando venda dentro do estado/SP)
Vr ICMS R$ 198,00
Vr Total da Nota R$ 1.100,00

Obs. O seu consumidor final não aproveita o IPI é considerado custo, quando a venda for direta da sua empresa para o consumidor, caso a venda seja pelo "representante" que no exemplo é um comércio, ele não destaca IPI na venda, ele absorve isso como custo.

Espero ter ajudado.

Quando Deus se definiu a Moisés, ele disse: "Eu sou". Portanto, ele não é nem o sujeito nem o predicado, mas o verbo, a ação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade