Boa tarde! Rogerio,
Você se refere ao regime de apuração de receita, correto?
A opção pelo regime é opção de cada empresa, de como achar melhor apurar seus impostos, levando em consideração que:
Regime de competência: as apurações são feitas com base na prestação do serviço/venda independentemente de terem sido recebidos. Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.
Regime de caixa: as apurações são feitas com base no recebimento em dinheiro ou equivalente, Este método é frequentemente usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas. Isto é devido ao fato de que o objetivo principal da contabilidade governamental é identificar os propósitos e fins para os quais se tenham recebido e utilizados os recursos, e para manter o controle orçamentário da citada atividade
Para realizar a medição dos resultados de uma empresa, o mais comum e recomendado é que se utilize do Regime de Competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas/Serviços e as despesas realizadas, também considera-se a depreciação, que no Regime de Caixa não é considerada.
Era essa a sua dúvida?