x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 585

Gabriella Lino Oliveira

Gabriella Lino Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Supervisor(a) Adm. Financeiro
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 08:57

Prezados, bom dia.

Esse mês eu tenho que pagar alguns prestadores de serviço de autônomos aqui na empresa, mas na hora de calcular o imposto tive uma dúvida.
Para funcionário celetistas existe um limite do INSS de R$ 513,01, mas para os autônomos eu também uso o teto ou aplico 11% independentemente do valor ?

No aguardo, obrigada !!!!

Gabriella Lino Oliveira
O verdadeiro vencedor esquece que esta numa corrida, ele simplesmente ama correr!!!
LORENA CECILIA

Lorena Cecilia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Tributos
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 12:02

Gabriella,

Ao pagar a contribuintes individuais, via de regra, as empresas e equiparadas, inclusive as entidades públicas, têm a obrigação de efetuar a retenção e recolhimento da contribuição devida pelo trabalhador, o que normalmente é feito com a aplicação da alíquota de 11% (onze por cento). Devendo observar que o teto da base de cálculo passou para R$ 4.663,75 a partir de janeiro de 2015. Lembrando que se o autônomo que prestar serviço a mais de uma empresa no mesmo mês, deverá informar a sua empresa que já sofreu retenção para que seja feito o cálculo até se atingir o teto máximo de contribuição. Sendo assim, se o valor pago for superior ao teto máximo de contribuição citado anteriormente (R$ 4.663,75), você deverá utilizar como base de cálculo o teto máximo de contribuição e aplicar a alíquota de 11%.
Exemplo: 5.000,00
Cálculo INSS = 4.663,75 x 11% = 513,01

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade