
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)RECEITA FEDERAL CONVOCA CONTRIBUINTES COM MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA INCOMPATÍVEL COM A DECLARAÇÃO DE AJUSTE.
Desde segunda-feira passada (09), a receita federal iniciou procedimentos de fiscalização a vários contribuintes, dando inicio a mais um programa nacional de fiscalização integrante da ENAF(Estratégia nacional de fiscalização) para o ano 2008.
Uma vez intimados, os contribuintes perdem a oportunidade de retificar espontaneamente as suas declarações (hoje o sistema "trava" a entrega), ou seja, aqueles que desejarem regularizar sua situação deverão apresentar a declaração retificadora ANTES do recebimento da intimação fiscal.
Segundo a receita federal, o objetivo é fiscalizar aqueles contribuintes que tiveram uma movimentação financeira incompatível com os rendimentos informados em sua declaração de imposto de renda pessoa física, 2008/2007.
Serão convocados 4.589 contribuintes, cuja movimentação financeira média foi 190 vezes superior ao total dos rendimentos declarados.
Além disso, a fiscalização também analisou a situação fiscal de 9.214 profissionais liberais ( médicos, dentistas, contadores, engenheiros, psicólogos etc) sem vinculo empregatício que informaram rendimentos em sua declaração com valores incompatíveis com a sua expressiva movimentação financeira bancaria.
Se comprovadas as irregularidades, os contribuintes estarão sujeitos à cobrança do imposto devido, acrescido de juros de mora e multa de ofício, variável de 75% a 150%.
Nos casos em que for comprovada fraude, os autuados poderão responder criminalmente, em processo na justiça federal.
No total, após o cruzamento de dados de movimentação financeira com as informações prestadas nas declarações entregues à receita federal, foram selecionados 22.403 contribuintes, sendo 8.600 pessoas jurídicas e 13.803 pessoas físicas.
Fonte: Centro de Acessoria Contábil