x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.044

Prazo Opção - SIMPLES NACIONAL

Isaac Cavalcante Castelo Branco Camurça

Isaac Cavalcante Castelo Branco Camurça

Prata DIVISÃO 1 , Sócio(a) Gerente
há 11 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 16:18

Boa tarde meus amigos!

Foi feito a abertura da empresa, porém, foi consultado antes se o empresário havia algum tipo de pendência na SEFAZ e/ou Receita Federal.
Foi constatado que o mesmo havia pendências perante a SEFAZ pelo não pagamento do IPVA, pois o mesmo alegou dizendo que havia vendido o veículo para um parente e que teria sido roubado e não foi realizado nenhum tipo de baixa do veículo.

Alguns anos se passaram, a dívida ativa está consideravelmente alta e o meu cliente pela lógica estaria impedido de fazer a opção pelo Simples Nacional caso tivesse realizado o pedido.

Ele irá recorrer a justiça para dar baixa no veículo e provar que o veículo havia sido vendida e roubada, só Deus sabe quando este processo será deferido.

A minha dúvida é: Eu sei que quando é feito a solicitação para o Simples Nacional, é agendado o prazo para conferir se foi deferido ou não. Caso indeferido, terá um prazo curto para realizar o ajuste para pedir uma nova opção.

Neste caso, eu ainda não fiz a opção pelo Simples Nacional, nem inscrição Municipal e gostaria de saber o prazo máximo para fazer esta opção. Consultei e vi que seria de 180 dias. Por gentileza, me corrijam se eu estiver errado.

Att,

Isaac Castelo Branco
Sócio - Coordenador Geral
Tel.: (88) 3412-0818
Rua Basílio Emiliano Pinto, 277 A, Quixadá - CE
[email protected]

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
- Cora Coralina
JOÃO DE ASSIS CANDIDO

João de Assis Candido

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 16:39

Boa tarde Issac

Para empresas em início de atividade, o prazo para solicitação de opção é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigíveis), desde que não tenham decorridos 180 dias da inscrição do CNPJ.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies