FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 1
acessos 3.748
Cartão Adicional - Declaração Imposto de Renda
Maite
Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 09:55
Bom dia,
Gostaria de esclarecer uma dúvida.
No ano de 2015 será o primeiro ano que irei entregar a declaração de imposto de renda, possuo um cartão adicional ao cartão da minha irmã e os gastos do mesmo estão dentro do meu orçamento mensal.
Estou em dúvida pois o titular do cartão é ela, o cartão vem com uma fatura unica porém as compras estão divididas e no demonstrativo consta meu cpf e compras que efetuei, isso poderá acarretar algum problema pra ela quanto a sua declaração de PF? Para quem fica a responsabilidade de, se solicitado, declarar origem desses valores que eu utilizei?
Agradeço a atenção.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 13:37
Boa tarde Maite,
A menos que os valores sejam relevantes, sua irmã não terá problemas com isto.
Por outro lado, se alguém for "convidado" pela Receita Federal para justificar a origem o dinheiro que permitiu os gastos com cartão de crédito, este alguém será sua irmã. pois está sendo utilizado o CPF dela na Administradora de Cartões de Crédito.
Entretanto se ela puder provar que você utiliza um cartão de crédito adicional ao dela, ela não terá problemas para dar tal justificativa. Desde (é claro) que você tenha como justificar a origem do dinheiro que permitiu seus gastos.
...