x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.090

Pessoa Física - Aquisição terreno, construção e venda de imó

Renan Zuqui Lorenzutti

Renan Zuqui Lorenzutti

Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 15:55

Uma boa tarde a todos,

Estou iniciando a construção de casas para venda, entretanto possuo dúvidas quanto os valores incidentes sobre a construção e venda do imóvel.

Sou pessoa física e adquiri lote para construção de casas para venda, estou construindo 4 casas no terreno comprado as quais estarei vendendo ao final do processo. Contratei empreiteira para realização da construção.

Atualmente estou seguindo todos os procedimentos normais, possuo projeto aprovado pela Prefeitura e todos os demais tramites legais.

A dúvida é sobre quais os custos que estão relacionados a construção.

Acredito que não tenho duvida sobre o IR, sendo o calculo conforme memoria de calculo abaixo:

IR = (valore de venda - custos empreiteira - custos lote) x 15%

Além do IR quais outros impostos serão de minha responsabilidade? Habite-se, ITBI, ISS, etc!

Estou receoso quanto a venda dos imoveis, com a possibilidade de surgimento de algum imposto do qual não possuo conhecimento.

Não procuro nenhum modo de burlar os impostos, necessito apenas de saber o % dos tributos que devo pagar para poder mensurar corretamente minhas finanças.

Agradeço a ajuda de todos.

ROGÉRIO VIEIRA DE SOUSA

Rogério Vieira de Sousa

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 08:24

Caro Renan,

Alguns desses tributos são de responsabilidade municipais, ou seja, a legislação deve ser específica.

Oriento a contratação de profissional especializado (contador) para lhe ajudar nesse processo e evitar problemas futuros.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 13:40

Boa tarde Renan,

Junto ao contador que provavelmente você consultará, verifique a possibilidade de constituir uma empresa, nela a tributação federal total é de 5,93% enquanto que na pessoa física será de 15% sobre o ganho de capital apurado em cada transação/venda.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade