Boa noite Roberto,
Ainda que o programa DIRPF - quando no Modelo Simplificado - admita informações sobre os Dependentes, estes deverão declarar em separado, pois o arquivo que é transmitido para Receita Federal não leva tais informações.
Faça o teste. Edite qualquer arquivo de entrega de DIRPF no Modelo Simplificado que originalmente tenha informações sobre os dependentes. Facilmente irá notar que tais informações não constam no arquivo.
Se preferir, imprima a DIRPF entregue no Modelo Simplificado. A falta das informações sobre os dependentes a despeito de constarem no programa, comprova que não foram entregues à Receita Federal.
A manutenção destas informações no Modelo Simplificado, atende reinvidicações de contadores (e profissionais outros) que solicitaram-na quando do lançamento da versão beta.
Anteriormente quando você transformava (para remessa) o Modelo Completo em Simplificado, tais informações se perdiam assim que a DIRPF era gravada para entrega. No ano seguinte, você tinha que buscá-las novamente junto ao cliente.
Hoje você não as perde.
Leia mais.
...