x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 873

Credito de empresa não contribuinte

Elizangela Cristiana de Oliverira Gomes

Elizangela Cristiana de Oliverira Gomes

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 09:38

Bom Dia

De acordo com este artigo abaixo tenho que aproveitar 50% do valor do IPI. Gostaria de saber se posso utilizar o valor total destes creditos no registro de apuração de IPI no campo em outros créditos? Ou no momento de lançar a nf, e que no caso não tem destaque eu aproveitaria este crédito?

Espero Resposta.

Art.165.Os estabelecimentos industriais,e os que lhes são equiparados,poderão,ainda,creditar-se do imposto relativo a MP,PI e ME,adquiridos de comerciante atacadista não-contribuinte,calculado pelo adquirente,mediante aplicação da alíquota a que estiver sujeito o produto,sobre cinqüenta por cento do seu valor,constante da respectiva nota fiscal(decreto-lei nº400,de 1968,art.6º).

Espero Resposta,

Atenciosamente,

Elizangela
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 18:25

Boa tarde Elizangela,

Talvez eu não tenha entendido sua dúvida, mas vou lhe dizer como é feito;
Quando você adquire materia prima de terceiros, ou seja comerciante atacadista, você só pode tomar crédito do equivalente à 50% do valor do IPI. Você irá tomar este crédito juntamente com os outros no livro de apuração do IPI, não precisará lançar em outros créditos. Agora para fechar o lançamento você terá que lançar 50% da base de cálculo, do IPI, e os outros 50% em outras para fechar o lançamento na escrita. Ex;
VC....... 5.500,00
V.Produtos........ 5.000,00
B.C.IPI............... 5.000,00
IPI (10%)......... 500,00

lANÇAMENTO;
VC............ 5.500,00
BC IPI...... 2.500,00
IPI........... 250,00
Outros IPI.. 250,00
Outros BC.. 2.250,00
Veja no seu sistema como será o fechamento do lançamento, porque a soma do IPI e outras IPI + BC ICMS tem que dar o valor contábil.

bom trabalho

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade