x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.347

Cálculo do Simples Nacional na migração de MEI para ME

Renata Figueiredo

Renata Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 15:49

Boa tarde a todos.

Estou fazendo a migração de MEI para ME, porém tive duas orientações distintas sobre a emissão de notas fiscais no primeiro mês da ME:

1- Eu não deveria emitir notas altas (acima de 15.000) no primeiro mês pois a minha empresa já mudaria de alíquota logo de inicio (considerando o valor de 180mil/ano para a liquida de 6%), já que o calculo é feito na base 12 e o primeiro mês em que emito nota como ME seria contado para este cálculo, ignorando todo o histórico da MEI.

2- Eu posso emitir as notas em qualquer valor já no primeiro mês de ME, já que o histórico da MEI do ultimo ano é sim contabilizado e uma nota fiscal de maior valor entraria para o calculo da média anual (no caso, desde maio do ano passado), ficando dentro da alíquota de 6%.

Em qual dessas informações devo confiar? Existe algum local em que existam essas publicações oficiais para que eu possa consultar?

Obrigada,

Renata

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 15:21

Renata Figueiredo
Boa tarde!

Seja muito bem vinda ao Fórum Contábeis!

Você deve confiar pura e simplesmente na ética contábil e na prática lícita das atividades da empresa, assim deverá registrar e emitir nota fiscal de todas as operações, sem "controlar" o faturamento.

Qualquer prática em desacordo desta, estará sujeita ao crime contra a ordem tributária, sonegação fiscal, entre outros.

Procura pensar e agir a rigor da lei, só assim construiremos uma sociedade mais igual.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Renata Figueiredo

Renata Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 09:32

Prezado Paulo,

Eu não tenho este valor de notas para emitir (quem me dera!).

Eu dei uma situação hipotética para entender como funciona o sistema: se eu carrego o histórico da MEI para o calculo dos impostos ou se começa tudo do zero, calculado a partir do primeiro mês e as médias são calculadas com base no primeiro mês de emissão, pois a média anual vai mudar se eu carregar a MEI ou não.

Você saberia me dizer se há esta informação em alguma fonte concreta que eu possa pesquisar?

Obrigada,

Renata

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:45

Renata Figueiredo
Bom dia!

Ao iniciar a apuração na forma do Simples Nacional, o aplicativo de cálculo (Pgdas-D) irá solicitar que faça o preenchimento das informações referente as receitas dos últimos 12 meses, desta forma deverá informar as receitas auferidas no período na forma do MEI.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: