x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 38.990

Retenção IR - Nota fiscal de Serviços 1,5% ou 4,80%

Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Controladoria
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 15:06

Boa tarde,

Uma empresa prestadora de serviços de Relações Públicas, sempre colocou no corpo da NF para o cliente reter 1,5% de IR ( art 647 DECRETO 3000/99 ) e 4,65% PIS/COFINS de acordo ( art 30 LEI 10.833/2003 ), porem o cliente deduziu 4,80 % de IR, citando MP 165.

Alguem sabe me dizer onde posso confirmar qual a retenção correta para empresa que emitiu nota sendo prestadora de serviços? Se estivermos certos, posso solicitar para ele depositar a diferença deduzida indevidamente?

Abraços

Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Controladoria
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 17:54

Luciano Fayer Bastos
A empresa tomadora sim, é do grupo Petrobras, nesse caso é diferente o tratamento?

Enoque A. Oliveira Junior
Eu acabo de ver a IN que voce citpu e foi revogada por essa IN CORRETA e vi que ela cita 4,80 %, a Prestadora é relações públicas, então inclui na Demais serviços?

Abraços

Prata DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 08:03

Vanilson,

Me desculpe pela citação de uma IN revogada, lembrei dela e esqueci de fazer uma pesquisa mais séria, mas ainda assim a IN RFB Nº 1234, DE 11 DE JANEIRO DE 2012 está em vigor e não alterou as alíquotas que estamos discutindo.

Resumindo, pelo código de serviço prestado e pela tomadora do serviço que você informou, a alíquota de retenção do IR é 4,8%. Mas a tomadora poderia ter solicitado o cancelamento da NS e emissão de uma nova com os valores corretos.

"Não é preciso entrar para a História para fazer um mundo melhor". (Mahatma Ghandi)
[email protected]
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade