Camila W
Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente MarketingBoa tarde
estou pesquisando a legislacao sobre IR e a isencao do imposto na venda de imovel residencial, mas sendo muito leiga no assunto, ainda fico com varias duvidas, vcs podem me ajudar?
temos 2 apartamentos que desejamos por a venda para comprar um maior; entendo que podemos ter isencao do IR do ganho de capital em ambos se vendermos os 2 antes de comprarmos outro, sendo que a compra deve ser em ate 180 dias da primeira venda; certo?
os proprietarios do apartamento que estamos querendo comprar estao se divorciando; eles poderiam tb ter a isencao do IR no ganho de capital sobre a venda do deles ao adquirirem 2 imoveis de menor valor, mas cuja soma seria igual ou maior que o valor de venda do deles, nos cenarios:
a. ambos constam como compradores dos 2 apartamentos?
b. cada um consta como um comprador de 1 apartamento?
agora, vem a parte curiosa: a soma das vendas dos 2 imoveis que desejamos vender da o justo preco do qual desejamos comprar, entao nossa ideia de proposta seria de "trocar" 2 apartamentos por um. Nesse caso, poderiam ainda serem aplicadas as isencoes de IR para os 2 lados?
sobre os ITBIs, haveria algum tipo de reducao em caso de "troca" de imoveis?
o que vcs poderiam nos orientar a fazer?
Grata