x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 30.929

Pagamento atrasado do Carne Leão

Christian

Christian

Iniciante DIVISÃO 3 , Designer Gráfico
há 9 anos Quinta-Feira | 9 julho 2015 | 18:19

Sou designer gráfico freelancer e trabalho fazendo arte para software e jogos. A maioria dos meus cliente são de outros países e pessoas físicas enviando dinheiro pelo PayPal.
Sou novo em todo esse assunto de declaração de imposto. Ganhei acima do máximo permitido nos últimos dois meses mas não sei qual procedimento para declarar e pagar Carne Leão atrasado.
Em tenho que usar o programa para gerar um boleto dos outros meses? Tenho que usar esse tal de Sicalc e digitar o valor que aparece no Carne?
Qual opções/abas/códigos devo escolher nesses programas?
Aqueles rendimento básicos e cred juros e taxas do banco devem ser declarados também?

Essa declaração serve como comprovante de renda ou para ser usada para fazer um decore?
Tenho que esperar um ano inteira até a próxima declaração anual para conseguir comprar minha renda?

Tudo isso é muito confuso e funcionários públicos e contadores locais parecem nunca ter ouvido falar sobre autônomos trabalhando e recebendo pagamento a distancia via internet (cidade pequena).

Agradeceria se alguém poder me ajudar.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 julho 2015 | 18:55

Christian,

Preencha o programa "Carnê-Leão 2015" (disponível no site da Receita Federal). No programa tem o menu Ajuda, com as instruções de preenchimento.

As guias para pagamento em atraso consegues emitir nesse link: clique aqui.
Vais pegar a guia (darf) original (sem encargos) emitida pelo programa e informar os dados solicitados, que o sistema Sicalcweb vai emitir uma guia atualizada com pagamento para o dia da emissão. Se quiseres gerar uma guia com prazo de pagamento maior, então terás de baixar e instalar o programa "Sicalc".

O pagamento regular do carnê-leão é base para emissão do Decore. Consulte um contador da tua cidade.

Christian

Christian

Iniciante DIVISÃO 3 , Designer Gráfico
há 9 anos Quinta-Feira | 9 julho 2015 | 19:06

Olá, muito obrigado pela resposta! Ajudou bastante.

Eu faço as transferência diretamente numa conta do tipo poupança (não tenho conta corrente).
Ai estou confuso sobre quando falam que depósitos em caderneta não paga imposto.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 julho 2015 | 19:31

Os "rendimentos" da caderneta de poupança é que são isentos. Não vais pagar nenhum imposto sobre o que ela render. Na maioria das outras aplicações financeiras, os ganhos são tributados.

O que recebes pelo teu trabalho é tributado. A tributação não acontece pelo fato de depositares na poupança, e sim por teres recebido uma grana em troca de um trabalho. Se deixasses o dinheiro debaixo do colchão ou dentro de uma caixa de sapatos, no guarda-roupa, seria tributado igual.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: