x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 2.197

Contabilização geral na Empresa

Ana Maria Barbalho

Ana Maria Barbalho

Bronze DIVISÃO 4 , Autônomo(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 18:05

Olá, Boa Noite

Bom, estou a frente de um trabalho na responsabilidade de efetuar toda a contabilidade de uma empresa do ramo de comercio varej de combustivel(consumidor final - Posto).

Quero saber como devo implantar essa contabilidade para que ela possa fluir normalmente. Ou seja, como agir com o financeiro? que relatorios eu devo ter no final do mês?. A empresa optou pelo lucro real e sei que é uma contabilidade que deve ser levada de forma muito criteriosa, além disso
Gostaria de saber se

1) o estoque deve ser fechado trimestralmente junto com o balanço?

2) As mercadorias no estoque físico devem ser relacionadas em separado por grupos ; ex. total de combustivel gasolina comum, aditivada; óleo díesel; outros produtos etc.

3) Estou certa em optar pelo custo de média ponderada?

4) Quanto ao financeiro, é melhor fechar o caixa separadamente do banco?

5) Como contabilizar as carta frete que a empresa recebe?

6) Algumas empresas clientes depositam numerário na conta da empresa(posto), para que a mesma repasse como forma de vale adiantamento dos funcionários da empresa cliente. Esse procedimento é correto? como contabilizar esse dinheiro, visto que não pertence a empresa, isso é feito porque a empresa acha que é uma forma de fidelizar o cliente.

7) Qual o tratamento dado aos honorários do contador, quando o mesmo presta serviço para uma empresa que esta enquadrada no lucro real, ou seja que tipo de recibo ele deve fornecer e quais as deduções a que ele está sujeito?

8) A prestação de algum tipo de serviço, mesmo que seja de baixo valor, está sujeito a algum tipo de retenção, tal como o iss?

9) Quais os livros que devo adotar em uma empresa do Lucro real? E onde registrar?

10) Gostaria de saber que relatórios eu devo apresentar ao fisco federal e Estadual em caso de fiscalização, alem do balanço patrimonial e DRE.

11) A empresa recebe outras receitas, como aluguel de algumas salas, como contabilizar e que impostos incidem sobre esse aluguel e como efetuar o recolhimento? A locação não consta no objetivo, isso deve-se ao fato de a Empresa haver arrendado o local com todas as dependencias externas.

Desculpem pelo acumulo de dúvidas, ficarei grata se forem respondidas.

Um abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade