x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 2.221

Contabilização geral na Empresa

Ana Maria Barbalho

Ana Maria Barbalho

Bronze DIVISÃO 4 , Autônomo(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 18:05

Olá, Boa Noite

Bom, estou a frente de um trabalho na responsabilidade de efetuar toda a contabilidade de uma empresa do ramo de comercio varej de combustivel(consumidor final - Posto).

Quero saber como devo implantar essa contabilidade para que ela possa fluir normalmente. Ou seja, como agir com o financeiro? que relatorios eu devo ter no final do mês?. A empresa optou pelo lucro real e sei que é uma contabilidade que deve ser levada de forma muito criteriosa, além disso
Gostaria de saber se

1) o estoque deve ser fechado trimestralmente junto com o balanço?

2) As mercadorias no estoque físico devem ser relacionadas em separado por grupos ; ex. total de combustivel gasolina comum, aditivada; óleo díesel; outros produtos etc.

3) Estou certa em optar pelo custo de média ponderada?

4) Quanto ao financeiro, é melhor fechar o caixa separadamente do banco?

5) Como contabilizar as carta frete que a empresa recebe?

6) Algumas empresas clientes depositam numerário na conta da empresa(posto), para que a mesma repasse como forma de vale adiantamento dos funcionários da empresa cliente. Esse procedimento é correto? como contabilizar esse dinheiro, visto que não pertence a empresa, isso é feito porque a empresa acha que é uma forma de fidelizar o cliente.

7) Qual o tratamento dado aos honorários do contador, quando o mesmo presta serviço para uma empresa que esta enquadrada no lucro real, ou seja que tipo de recibo ele deve fornecer e quais as deduções a que ele está sujeito?

8) A prestação de algum tipo de serviço, mesmo que seja de baixo valor, está sujeito a algum tipo de retenção, tal como o iss?

9) Quais os livros que devo adotar em uma empresa do Lucro real? E onde registrar?

10) Gostaria de saber que relatórios eu devo apresentar ao fisco federal e Estadual em caso de fiscalização, alem do balanço patrimonial e DRE.

11) A empresa recebe outras receitas, como aluguel de algumas salas, como contabilizar e que impostos incidem sobre esse aluguel e como efetuar o recolhimento? A locação não consta no objetivo, isso deve-se ao fato de a Empresa haver arrendado o local com todas as dependencias externas.

Desculpem pelo acumulo de dúvidas, ficarei grata se forem respondidas.

Um abraço

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies