Marcelo Polato
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde pessoal, há tempos que eu recorro ao fórum para esclarecer muitas dúvidas e como sempre muito bem esclarecidas pelos senhores, nunca precisei postar nada pois sempre achei o conteúdo, mas neste caso, achei algumas informações mas ainda tenho algumas dúvidas.
Tenho um cliente onde ele é vendedor de produtos importados da china no Mercado Livre, ele trabalha da seguinte forma, compra seus produtos em diversos fornecedores diferentes até o limite de US50.00 para não correr o risco de ser taxado e os recebe pelos correios,
porém ele revende como MEI e o faturamento dele nos últimos meses aumentou muito, me solicitou para que regularize a empresa dele, eu entendi que quando compra produtos importados na nota fiscal de entrada tem que colocar os impostos tais como II, ICMS, Pis e Cofins, porém não entendi em que momento eu recolho estes impostos sendo que os produtos vem pelos correios sem nada, apenas com a etiqueta de seu endereço. Como faço para deixar essa empresa em ordem de acordo com nossa legislação, ele está sendo desenquadrado do MEI e enquadrado no simples nacional, já pedi para que abra uma conta PJ e suas compras sejam feitas no cartão PJ, porém ainda tenho essa dúvida na emissão da NF de entrada, em qual momento eu recolho o ICMS? e só o ICMS que tenho que recolher? E se ele vender com nota sem dar a entrada?
Desde já agradeço a atenção de todos.
Abraços