Bom dia Sheila,
... Gostaria de saber como faço para esse dinheiro entrar no caixa da empresa "B" sem a empresa "A" estar pagando imposto sobre esse valor, sendo que ja irá pagar os impostos sobre os R$ 15.000,00.
Se a empresa "A" emitiu NF no valor de R$ 15.000,00 tomou para si todos os encargos incidentes sobre a referida
Nota Fiscal, isto é ponto pacífico de discussão, pois o correto seria cada empresa emitir sua NF e a "A" apresentá-las ao contratante como serviço terceirizado.
Solução:
A empresa "B" emite NF contra a empresa "A" no valor de 5.000,00
Desta forma:
A empresa "B" justificará os 5.000,00 recebidos;
A empresa "A" considera como despesa os serviços prestados pela "B".
Alternativamente a "A" deve solicitar um desconto sobre a NF da "B" no valor dos encargos incidentes sobre a NF por ela emitida.
Já é duro pagar impostos uma vez, agora 02 vezes pelo mesmo não é justo.
Não há a bitributação pretendida, cada empresa deverá pagar seus impostos, trata-se da tributação cumulativa comum em qualquer transação. É como comprar a madeira e pregos para fazer uma mesa. A madeireira pagará seus impostos, a indústria de pregos pagará seus impostos e o comerciante - mesmo sabendo que as duas empresa primeiras já os pagaram - também os pagará quando vender a mesa. Se a madeireira ou a indústria não emitirem NF ainda assim os impostos (sobre o total do móvel - medeira e pregos) serão pagos pela vendedora da mesa.
...